top of page

INFÂNCIA E JUVENTUDE

7- DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA E JUVENTUDE
(Área da Infância e Juventude – AIJ, a partir de 1997)
Abrange 3 setores: Infância, Pré-Mocidade e Mocidade.

 

7.1- AIJ/ Setor Infância

              Até o ano de 1997 esta tarefa recebeu o nome de DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO DA CRIANÇA (DEC). A partir de 1997: DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA E JUVENTUDE – SETOR INFÂNCIA (DIJ). Atualmente ÁREA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE (AIJ)

Em razão da necessidade de BASE ESPIRITUAL para todas as criaturas, destaca-se a tarefa da EVANGELIZAÇÃO DA CRIANÇA e do JOVEM, oferecendo condições maiores para que a mensagem de Jesus floresça nas mentes e nos corações humanos. Daí ser a EVANGELIZAÇÃO a meta atual, inadiável e prioritária da Família e do Centro Espírita.

              Vejamos a sabedoria existente nos “Provérbios”:

“Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. (Prov. 22:6)

 

7.2- AIJ/ Setor Juventude I Ciclo (Pré -Mocidade)

        A preocupação desta Área é a de ORIENTAR, ESCLARECER, ENCAMINHAR o adolescente para sua participação efetiva na Juventude Espírita, procurando a sua natural integração.

              Também preocupa esse departamento em ingressá-lo progressivamente no ESTUDO mais aprofundado da Doutrina Espírita, no seu tríplice aspecto, consolidando os recursos recebidos nos ciclos de evangelização infantil.

              Reunindo participantes de uma faixa intermediária entre a infância e a juventude, o PRÉ-MOCIDADE (ou AIJ I Ciclo) se apresenta como assunto complexo, com características próprias que fogem ao processo de Evangelização da Criança e das atividades de uma Mocidade Espírita.

              Seus orientadores devem, por isso mesmo, dirigir suas ideias e pensamentos, objetivando assegurar-lhes uma sólida base doutrinária e evangélica, com vistas às suas necessidades e possibilidades futuras.

 

 

7.3- AIJ/ Setor Juventude II e III Ciclos (Mocidade)

Primeiros diretores: EMANOEL MARTINS CHAVES/ A seguir: DJELSON CARNEIRO LEITE/ Depois: WEIMAR MUNIZ e, finalmente: RIVAIL ARAÚJO (com este último: I Semana do Jovem Espírita - uma iniciativa verdadeiramente pioneira em terras brasileiras, no dizer do médium Waldo Vieira - de 12 a 18 de agosto de 1963).

              “Somente, aos poucos, este departamento foi ganhando terreno em suas atividades, procurando estimular as mocidades locais, em número de três, apoiar as concentrações de mocidades organizadas, norteando-se pelos princípios unificadores, através de distribuição de circulares, mensagens, boletins da FEB, da UEM, desde que chegassem às suas mãos.

              O ponto alto foi a realização, na gestão de RIVAIL ARAÚJO, da PRIMEIRA SEMANA DO JOVEM ESPÍRITA. E foi tão excelente a idéia que muitas entidades espíritas, notadamente unificadoras, procuraram seguir o exemplo.

              Também este departamento conclamou os confrades no sentido de que despertem os jovens, que frequentam os seus respectivos templos, para as reuniões de mocidades, para as reuniões de estudos, criando mocidades ou juventudes, em forma departamental, ou encaminhando-os às já existentes, a fim de que os jovens se integrem cada vez mais na Doutrina Espírita, pelo trabalho, pelo estudo."

              Em 20 de novembro de 2013, foi criado, pela AME, o CONSELHO DA JUVENTUDE.

 

bottom of page