ÁREAS - Organização do Movimento Espírita

ÁREAS (DEPARTAMENTOS) da AME - UBERABA

(Até 2017, os diversos setores de trabalho da AME, eram denominados “departamentos”. A partir de 2018: “áreas”)

A Aliança Municipal Espírita (AME) de Uberaba possui diversas áreas de trabalho. Cada uma delas atua na unificação com diversos encontros, atividades de assistência, eventos e estudos.

SEMANAS  ESPÍRITAS (COMO SURGIRAM)

A primeira Semana Espírita realizada no Brasil foi em 1939 na cidade de TRÊS RIOS (RJ). A ideia foi inspirada por ASSIS FARIA com o formato de um ciclo de palestras, de domingo a domingo.
Em 1942 a cidade de BARRETOS (SP) promoveu sua primeira Semana Espírita.
Em 1944, LEOPOLDO MACHADO (baiano de JANDAÍRA, radicado no RJ, jornalista, professor, dramaturgo, poeta e orador), sugeriu a criação de uma Liga com a participação de várias cidades, em que cada uma dela defenderia os interesses de todas, visando a realização de uma SEMANA ESPÍRITA  por ano. As cidades de CRUZEIRO (SP), NOVA IGUAÇU (RJ), MACAÉ (RJ), JUIZ DE FORA (MG), TRÊS RIOS (RJ) e BARRA do PIRAÍ (RJ) compuseram essa Liga, sendo que esta última não conseguiu realizar o evento,saindo do grupo  e entrando ASTOLFO DUTRA (MG) que realizou sua primeira SEMANA em 1946, com a presença de CHICO XAVIER e LEOPOLDO MACHADO.
De todas, a única cidade  que vem realizando o evento de forma ininterrupta é MACAÉ (RJ).
Em 1948 a cidade de TAUBATÉ (SP) iniciou a sua Semana Espírita que acontece até os nossos dias, "tendo sido interrompida durante cinco anos." 
Em 1951 a cidade de SANTO ANDRÉ (SP) começou sua Semana Espírita e em 1953 foi a vez da cidade de SANTOS(SP)

A Semana Espírita de VITÓRIA DA CONQUISTA (BA) começou a ser realizada no ano de 1954, sendo a primeira a realizar-se no Estado da Bahia, acontecendo até hoje de forma ininterrupta .
Um de seus fundadores, o Dr. LUÍZ BARRETO VIEIRA, foi o primeiro palestrante do primeiro da sua edição . Nesta Semana inaugural participou, entre outros, o Sr. Alziro Zarur fundador da LBV.a Semana Espírita aconteceu no CENTRO ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS durante 33 anos, até 1986. Em 1987, já por dificuldade de espaço, foi transferida , nos últimos dias para o antigo CINE GLÓRIA ,(palestras de RAUL TEIXEIRA e DIVALDO ). Em 1988 passou a ser realizada no CENTRO de CULTURA CAMILO de JESUS LIMA, onde ficou por 20 anos.Que JESUS nosso amado Mestre e Senhor continue abençoando esses nossos irmãos tarefeiros de ideal espírita, estejam onde estiverem.


Nossas preces de gratidão.(Foto do nosso querido pioneiro LEOPOLDO MACHADO.)

©  2020 AME UBERABA CRE-SUL 2ª Região

  • White Facebook Icon

Endereço: R. Barão de Ituberaba, 449 - Bairro Estados Unidos, Uberaba - MG, 38025-230

 

(34) 3332 4780 e 9 9202 8894 - Sônia Barsante                      (34) 9 9992 9811  - Maria Luísa 

34 99246-7132 - Maria Jose